top of page

[TRADUÇÃO] A estratégia do BTS Army com relação a mixtape do J-hOPE "Hope World".

  • Foto do escritor: Army 24 Horas
    Army 24 Horas
  • 3 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2018


J-Hope se transformou em um grande "J-Nope" (Nope é gíria pra "não" em inglês) temporariamente depois de alguns fãs do membro do BTS insistiram que outros fãs não comprassem imediatamente o novo álbum digital do artista.


Em 1 de maio, o J-Hope do BTS soltou sua "Hope World" mixtape, e o álbum de sete faixas prontamente foi para os trends mundiais nas mídias sociais com múltiplas hashtags relacionadas. Dentro de poucas horas a partir de seu lançamento, Hope World ficou no topo do itunes charts em mais de 60 países de acordo com a BigHit Entertainment. Porém, mesmo com tamanha animação com relação ao lançamento da mixtape, muitas estavam falando aos outros fãs para resistir a tentação de comprar a mixtape no dia do lançamento. A rasão? Para garantir o maior rank o possível da mixtape nos charts da Billboard.


A mixtape do J-Hope, a primeira mixtape do rapper de 24 anos do BTS e o primeiro lançamento relacionado ao BTS no ano de 2018, tornou-se disponível gratuitamente ontem pelo Soundcloud e por dowloads digitais disponíveis por links, e podia também ser comprada além de disponível para stream em sites de música digital. Lançada a meia noite, no dia 2 de março na Coreia, Hope World foi lança nos EUA as 10 da manhã de quinta, no dia 1 de março, o que levou os fãs a um frenesi quando perceberam que qualquer compra feita com base nas mídias dos EUA contariam para a semana atual nos charts da Billboard, assim como pela Nielsen Music. Se todos os fãs comprassem o álbum, Hope world teria apenas 14 horas válidas de vendas refletidas nos charts da semana equivalente devido a cada update da Billboard ser com base em um ciclo de 7 dias que se inicia na sexta e termina na quinta. Fãs começaram a alertar uns aos outros nas redes sociais, sugerindo que as pessoas se segurem até depois da meia noite de sexta para comprar a mixtape em uma tentativa de preencher as próximas semanas nos charts, o que iria incluir uma semana inteira de vendas do Hope World e não apenas algumas horas.


"Os fãs estão apenas esperando até certo dia para comprar um álbum" disse Keith Caulfield, o co-diretor dos charts da Billboard. "Essa situação é interessante. O álbum do J-Hope não está sendo liberado em uma sexta nos EUA, o que é o dia em que as pessoas costumam lançar mundialmente, também é o dia em que a Nielsen Music começa a contagem das vendas. O invés disso, está sendo liberada antes. Isso teria sido resolvido se simplesmente tivesse sido lançada na sexta."


Conhecidos coletivamente como ARMY, os fãs do BTS passaram grande parte dos anos anteriores da banda os apoiando pelas redes sociais e em campanhas para a compra em massa de suas músicas, resultando em uma legião de fãs ao redor do mundo se mobilizando em uma tentativa de trazer sucesso ao grupo. Se juntando para fazer stream e comprar suas músicas é algo que muitos fãs de kpop fazem para ajudar a promover o artista, mas poucos fazem isso em uma escala tão grande quanto o ARMY faz. Eles ajudam a promover o BTS através das mídias sociais com tags nos trends do Twitter praticamente diariamente e se organizam estrategicamente para coloca-los nos charts americanos, qual é um fator importante por trás do reinado prolongado do Love Yourself: Her no Billboard 200, que atualmente reside na posição 80 durante sua 20 semana nos charts dos álbuns principais dos EUA. Existem muitas contas do Twitter dos ARMYs que passam o tempo rastreando vendas de álbuns, fluxos, reprodução de rádio, vídeos de música e outras métricas que afetam o gráfico para que eles possam instruir outros fãs do BTS a mudar as estratégias de transmissão e compra, se necessário, para ajudar com mais eficiência os rapazes a prosperarem.


A campanha de "guerra"dos fãs no dia anterior para impedir os fãs de comprar o Hope World digitalmente no Itunes foi apenas uma das maneiras que os Armys encontraram de ajudar o BTS a entrar nos charts da América, e isso não é algo que as fãs vinham planejando fazer. "Honestamente, isso não foi planejado junto de muitas fanbases, isso foi completamente uma coisa que decidimos no último minuto." Disse a ADM "E" do USBTSARMY. Com aproximadamente 240,000 seguidores a fanbase foi uma das muitas que twittou uma mensagem pedindo que os fãs esperassem para comprar a mixtape Hope World apenas depois da meia noite de sexta, isso conseguiu mais de 105 mil reações. "Eu não tenho certeza sobre quem twittou primeiro mas eu acredito que a conclusão de que a contagem da Billboard reiniciava amanhã simplesmente atingiu todo mundo e o post estourou" .


Não ficará claro o quão bem-sucedida essa tentativa imprevista de moderar as vendas da mixtape será por pelo menos mais uma semana e meia, quando os resultados dos charts da Billboard finalmente serão revelados. Hope World atingiu o primeiro lugar no Itunes charts assim que foi lançado, por isso o álbum pode ter chegado às paradas, independentemente de milhares de fãs se segurando para comprar.


Isso provavelmente irá trazer resultados ao ARMY e ser levado em consideração em relação aos futuros lançamentos de BTS, e pode resultar em uma tendência que outros fandons, de forma semelhante, podem seguir no futuro: controlar o poder de compra para ver resultados em charts.


 
 
 

Comments


Army 24 Horas

bottom of page